sábado, 18 de fevereiro de 2017

Normas Éticas e Deontológicas da Medicina



Numa altura em que o debate da eutanásia está na ordem do dia e em especial esta semana foi apresentado o ante projecto sobre a legalização da eutanásia pelo Bloco de Esquerda no Parlamento,
não se fizeram esperar as reacções da classe médica que divulgaram na imprensa o Manifesto dos Medicos de Cuidados Paliativos, bem como o Bastonário da Ordem dos Médicos assinou a Declaração dos cinco Bastonários contra a eutanásia.
Apresentamos o Juramento de Hipócrates de 1771, tendo sido feita uma versão adaptada da Fórmula de Genebra e adoptada pela Associação Médica Mundial em 1983. Como diz o documento a ética médica tem o dever de defender os doentes em todas as circunstâncias

JURAMENTO de HIPÓCRATES 1771
Prefácio:  São estes os estatutos da arte médica que o aluno deve aceitar e confirmar por juramento, Contêm os preceitos sobre a gratidão para com o professor; sobre a integridade do doente e sobre os mais graves casos cirúrgicos não curáveis, como a extracção de cálculos da bexiga, como se debus pela divisão da medicina em três partes,  Os antigos aceitavam-na, os Mercuriales rejeitam-na,  Argumento -   Os deveres que o médico deve ter para com o professor e para com a profissão são: a integridade de vida, a assistência aos doentes e o desprezo pela sua própria pessoa,  
Juramento -  Juro por Apolo Médico, por Esculápio por Higí por Panaceia e por todos os Deuses e Deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais,  Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá-lo-ei nas suas carências,  Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná-la-ei sem contrato ou remuneração. A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensina!; como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém. A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos.  Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres.  Guardarei castidade e santidade na minha vida e na minha profissão.  Operarei os que sofrem de cálculos, mas só em condições especiais; porém, permitirei que esta operação seja feita pelos praticantes nos cadáveres,  Em todas as casas em que entra!; fá-lo-ei apenas para benefício dos doentes, evitando todo o mal voluntário e a corrupção, especialmente a sedução das mulheres, dos homens, das crianças e dos servos,  Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão ou fora dela, e que não convenha que seja divulgado, guardarei silêncio como um segredo religioso,  Se eu respeitar este juramento e não o viola!; serei digno de gozar de reputação entre os homens em todos os tempos; se o transgredir ou violar que me aconteça o contrário,  

HIPOCRATIS OPERA VERA ET ADSCRIPTA  Tomus Quartus, pág: 197-198-199, Lausanne MDCCLXXI  

Sem comentários:

Enviar um comentário