quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Congresso " 15 anos de legalização da Eutanásia na Bélgica", 16 e 17 de Novembro, Universidade de Santo Inácio da Antuérpia

Desde 2002, a Bélgica é um dos poucos países do mundo que permite por lei a eutanásia ou o final activo da vida de um paciente por um médico a pedido e dentro de condições rigorosas. Nos media e na sociedade civil belgas, a lei e a prática da eutanásia parecem ter obtido ampla aceitação. No entanto, notavelmente, em outros países do mundo ocidental, a Bélgica foi muitas vezes criticada por ter inaugurado a lei de eutanásia e pela prática da assistência médica ao morrer. Além disso, nos últimos anos, algumas vozes críticas também foram ouvidas na Bélgica, principalmente em relação à eutanásia para pacientes psiquiátricos e idosos que não estão doentes, mas estão "cansados de viver".
Este seu simpósio visa uma melhor compreensão das preocupações e críticas expressas no exterior e na Bélgica após 15 anos de lei e prática de eutanásia. Uma primeira parte do colóquio irá destacar como alguns especialistas do exterior e da Bélgica avaliam a lei belga da eutanásia e sua aplicação actual: o objectivo é fortalecer a compreensão mútua e o diálogo. Uma segunda parte do colóquio incidirá sobre as preocupações com a eutanásia para pacientes psiquiátricos e pacientes geriátricos: aqui também, as vozes do exterior encontrarão peritos belgas.
Responder a estas perguntas deve ajudar não só a superar possíveis mal-entendidos, mas também pode ser uma forma de melhorar as práticas existentes nos cuidados de fim-de-vida. Afinal, qualquer regulamentação legal da eutanásia nos confronta com questões e desafios que excedem as legislações nacionais ou as culturas médicas locais: nos confronta com questões éticas, legais e médicas que têm importância e importância universais.
Lei mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário